Trabalhador tem direito a folga para doar sangue PDF Print E-mail
Thursday, 19 July 2012 09:07

A legislação dá ao trabalhador regido pela CLT, o direito de se ausentar do trabalho para doar de sangue, sem prejuízo na remuneração.

Porém, o trabalhador deve estar atento, já que a lei só permite a ausência uma vez a cada 12 meses.

Veja exemplo

O Sindicato teve conhecimento do caso de um trabalhador da Urbs que teve 1 dia de trabalho descontado de suaremuneração por falta.

Este funcionário doou sangue, mas acreditava que a ausência no trabalho poderia ser uma vez ao ano, independente de ter se passado 12 meses desde a última falta para realizar a doação.

Doe sangue

Segundo o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas (HC), o sangue doado por 1 pessoa pode salvar 2 adultos e 1 criança.

Mas, no inverno, devido à temperatura, o número de doadores sofre queda acentuada o que pode prejudicar a realização de cirurgias.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, 50 kg de peso, boas condições de saúde e, no caso das mulheres, não estar gestante ou amamentando.

Além de salvar vidas, as pessoas que doam sangue regularmente têm os mesmos benefícios dos idosos com relação à prioridade em filas de banco.

Além disso, são isentos do pagamento de taxas de concursos públicos e tem direito a 50% de desconto na entradas de eventos, estabelecimentos de diversão ou culturais e atividades recreativas.

Salário Família: ACT da Urbs garante benefício em dobro

SINDIURBANO-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná)
(41) 3262-6772 // (41) 9960-3944
www.twitter.com/sindiurbanopr